A história do automóvel no Brasil. Acelere nessa memória! 

Se você é um amante de carros, pode ser que esteja curioso para saber como a história do automóvel começou no Brasil. Desde a chegada dos primeiros modelos até os dias atuais, muita coisa mudou e essa evolução da indústria dos carros no país é cheia de curiosidades interessantes. 

Na época em que os fuscas esbanjavam o que havia de mais moderno no setor automobilístico, ninguém imaginaria que décadas depois os carros seriam equipados com telas sensíveis ao toque ou com comandos por voz

Hoje, o Brasil conta com cerca de 20 empresas no mercado automobilístico, com capacidade de produzir mais de 4 milhões de carros por ano, além de exportar mais de 20% da produção nacional. 

Quer saber mais sobre a história dos automóveis no país? Acompanhe a leitura para descobrir!

Os primórdios da história do automóvel no Brasil

No início da história do automóvel no Brasil, o design, as cores, os tipos de estofamento, entre outros quesitos para carros eram arcaicos, pouco diversificados e o conforto não era o mesmo dos carros atuais. 

A perua, por exemplo, cumpria o seu papel na década de 1950 de circular pela cidade com um motor de três cilindros e câmbio com quatro marchas, sem a opção de ré. 

Portanto, você já deve saber que os carros nacionais que surgiram a partir da década de 1950 eram bastante diferentes dos que conhecemos hoje em termos de tecnologia. Alguns modelos populares a partir de 1950 incluíam o Fusca da Volkswagen, o Opala da Chevrolet e o Corcel da Ford.

Em geral, eles eram maiores e mais pesados que os modelos atuais. Além disso,  consumiam mais combustível. Os veículos de décadas passadas também não tinham muitos dos recursos de segurança que são comuns nos carros atuais, como cintos e airbags.

Antes da década de 1950, o país ainda dependia principalmente da montagem de carros estrangeiros. A General Motors, por exemplo, implantou uma linha de montagem no Brasil em 1925.

Foi somente a partir da década de 1950 que a indústria automobilística brasileira começou a dar seus primeiros passos rumo à produção nacional de automóveis. Em 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek, foi criado o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), com o objetivo de viabilizar a produção de automóveis totalmente nacionais.

Nessa época, os carros no Brasil ainda eram considerados um luxo e acessíveis apenas à parcela mais abastada da população. A frota brasileira era relativamente pequena.

Linha do tempo da história do automóvel no Brasil

Conheça nos próximos tópicos um pouco sobre a história do automóvel no Brasil a partir da década de 1950 e como foi a evolução ao longo do tempo. 

Década de 1950

No ano de 1951, iniciou a montagem dos carros brasileiros, com peças importadas, pela Volkswagen, dando origem ao Fusca

Em 1956 foi criada a Romi-Isetta 2, marco que inaugura a criação do primeiro carro no Brasil. Já o primeiro carro da Volkswagen montado e fabricado no Brasil foi a Kombi em 1957, seguido do Volkswagen Sedan.

Década de 1960

Em 1960,  aconteceu o 1º Salão do Automóvel, em São Paulo. Foi nesse ano que surgiu a versão brasileira do Alfa Romeo 200 Berlina. Ele contava com motor de duplo comando, cinco marchas e pneus radiais. Já em 1962 foi lançado o Willys Interlagos 4 e o Karmann Ghia. 

Inclusive, em 1966 foi fabricado o primeiro automóvel com ar condicionado no Brasil, com o Willys Itamaraty Executivo, uma limousine que foi feita sob encomenda em São Bernardo do Campo (SP). Em 1967, surgiu o clássico Chevrolet Opala com carroceria de quatro portas.

Em 1969, surgiu o primeiro carro elétrico no Brasil, o Itaipu E150, da Gurgel, que aliás foi pioneiro em toda a América Latina. O carro acomodava apenas duas pessoas e pesava 460 Kg. No início, ele alcançava uma velocidade de apenas 30 km/h

Willys Itamaraty Executivo

Década de 1970

Na década de 1970, houve grandes lançamentos automotivos no país, como o Volkswagen Fusca 1500, o Ford Belina, a Brasília e o Volkswagen Passat, que foi o primeiro carro produzido no Brasil com motor arrefecido a líquido. 

O Fiat 147 veio com uma novidade em 1976, por causa do motor transversal, e se tornou movido a álcool pela primeira vez no país em 1979. O motor posicionado transversalmente trazia mais comodidade e espaço, visto que o Fiat era um carro de poucas dimensões. 

Década de 1980

Em 1980, foi lançado o carro de luxo Chevrolet Opala Diplomata, que contava com novas lanternas, capô mais baixo que os anteriores e faróis retangulares. 

Em seguida, no ano de 1981, surgiu o primeiro veículo brasileiro com vidros e travas elétricas, o Ford Del Rey. Já em 1988, foi lançado o primeiro carro com injeção eletrônica, com o Volkswagen Gol. Inclusive, ele foi o carro mais vendido no país até o ano de 2013. 

É claro que o sistema de injeção eletrônica da época, o Bosch LE-Jetronic analógico, é considerado obsoleto, mas estava na dianteira se comparado ao antigo carburador. 

Década de 1990

Na história dos automóveis, em 1990 foi inaugurado no mercado o Apollo, com duas portas e carroceria de três volumes, com motor AP 1.8 e alcançava até 100 km/h em 11 segundos, sendo um modelo considerado mais esportivo que o Verona. 

Em 1991, o Chevrolet Monza inaugurou uma era no Brasil com o painel de instrumentos digitais, mas com hodômetros analógicos. 

Eles não tinham a mesma sofisticação de hoje, com tela touchscreen, mas a tecnologia digital foi um grande avanço para a época. Também em 1991 surgiu o primeiro carro com freios ABS, o Volkswagen Santana. 

Vale lembrar que o primeiro airbag produzido na indústria automotiva nacional se deu com o Fiat Tipo e o Chevrolet Vectra, em 1996. 

Década de 2000

Foi nos anos 2000 que a Chevrolet lançou o Celta, enquanto a Renault lançou o Clio Sedan. Além disso, a Honda lançou o Civic da geração 7, um sedan de motor com 4 cilindros de 1,7 litros, 115 cv e visual conservador. 

Década de 2010

Em 2010, a General Motors inaugurou uma fábrica de motores em Joinville (SC). Também neste ano, foi lançado o Fiat Uno, mas as vendas desse automóvel já aconteciam desde 1984. No entanto, ele ganhou uma versão mais jovem e atraente, com diferentes cores e sem as linhas quadradas que marcavam o modelo original.  

Em 2019, surgiu o primeiro carro com propulsão hídrica, o Toyota Corolla, que é um híbrido nacional fabricado em Indaiatuba (SP). O sistema mesclava motor 1.8 a combustão com outro elétrico, sendo também o primeiro híbrido nacional com tecnologia flex.

Toyota Corolla (2019)

Década de 2020

Na década de 2020 foi lançado o Fiat Strada, que é a picape com maior número de vendas no Brasil nos últimos tempos. Ela conta com motor 1.3 Firefly de 109 cv. Além disso, o Volkswagen Nivus surgiu com design ousado e motor turbo, sendo considerado o primeiro smart car no Brasil.

Um smart car, também conhecido como carro inteligente, é um veículo que incorpora tecnologias avançadas para melhorar a segurança e conectividade. Esses carros são equipados com sensores, sistemas de comunicação e computadores integrados que permitem uma interação mais sofisticada com o motorista e o ambiente ao redor.

Eles oferecem também recursos de entretenimento, como sistemas de som premium, integração com assistentes virtuais e telas sensíveis ao toque para controle de funções do veículo, levando a uma nova era da indústria automobilística.

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Então, gostou de saber mais sobre a história do automóvel no Brasil? Esse é um assunto interessante, especialmente para quem é apaixonado por carros.
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