O que acha de dirigir um carro que roda tanto em terra quanto na água? Por mais que isso possa ser um papo de filme de ficção científica, essa ideia está mais perto da realidade do que você imagina. Um projeto de lei no Brasil obriga a inclusão de um novo tipo de veículo no país: o carro anfíbio.
Sim, isso é sério! Mas acredite: é uma proposta que tem fundamento e que faz sentido, principalmente quando pensamos nos desastres climáticos que acontecem em várias regiões.
Ficou interessado? Continue a leitura para entender mais sobre esse projeto de lei de carro anfíbio.
O que é um carro anfíbio?
É um veículo fabricado para trafegar na terra e na água. Existem protótipos de carros anfíbios já criados, com foco no uso militar. Mas nunca se tornaram populares ou foram utilizados pelo público em geral.
No entanto, o novo projeto de lei no Brasil tem o objetivo de mudar esse cenário. Preparado? 🌊
🚗 Leia também — Como ter um carro pode influenciar sua qualidade de vida
O que diz o projeto de lei?
O Projeto de Lei 1824/2024 propõe que todas as montadoras de veículos no Brasil incluam carros anfíbios em suas linhas de produção.
O texto do projeto afirma que esses automóveis seriam muito úteis em situações de emergência, porque as pessoas poderiam se locomover com segurança em locais alagados, facilitando o trabalho de resgate e evacuação.
Segundo o deputado Clodoaldo Magalhães, o carro anfíbio é uma solução ideal para lidar com as mudanças climáticas. O motivo principal é que as enchentes e alagamentos são situações cada vez mais comuns no Brasil.
Vantagens e desafios no projeto de lei de carro anfíbio no Brasil
A ideia é interessante e conta com algumas vantagens, porém tem diversos desafios. Veja:
Vantagens
- Mobilidade em situações de emergência: é uma opção conveniente para fazer um rápido deslocamento em enchentes;
- Facilidade no resgate: equipes de resgate e defesa civil podem utilizar esses tipos de veículos, especialmente quando o acesso por estradas está bloqueado.
Desafios
- Tecnologia avançada: a produção de um veículo anfíbio exige uma tecnologia mais avançada do que um carro convencional;
- Custo alto de fabricação: uma das grandes barreiras é o custo elevado de produção, pois a fabricante terá que produzir um tipo de carro adaptável para dois ambientes completamente distintos;
- Adaptação das montadoras: as fábricas teriam que se adaptar para produzir esse tipo de veículo, ou seja, demandaria tempo e investimento;
- Viabilidade comercial: é mais comum vermos veículos anfíbios em protótipos e modelos militares do que em opções populares.
O que esperar do futuro desse projeto?
Podemos dizer que será difícil vermos carros anfíbios nas concessionárias brasileiras, pelo menos por enquanto. O projeto de lei está em fase inicial de tramitação na Câmara dos Deputados e precisa passar por algumas comissões antes de ser votado.
Mas, se aprovado, ele causará uma mudança gigantesca no cenário automotivo brasileiro. Será um misto de inovação e vários desafios para as montadoras. Apesar de parecer algo distante da realidade, ter um carro anfíbio é interessante e muito válido para quem mora no Brasil.
🚗 Pode ser útil — Carro híbrido: como funciona essa tecnologia?
Então, você toparia ter um carro anfíbio? O Projeto de Lei 1824/2024 traz uma proposta bem ousada para o país.
Como comentamos até aqui, é um grande desafio para as montadoras, mas também para o consumidor. Afinal, provavelmente o preço será mais elevado do que um carro tradicional.
É bacana acompanharmos o andamento deste projeto e como vai se desenrolar até a circulação desses veículos, caso seja aprovado.
Se você quer se manter atualizado no mundo automotivo e conferir dicas sobre carros, acompanhe o blog da RB Motors. Tem muito conteúdo te esperando!