Pneu estourado? Conheça os principais motivos e como prevenir!

Um pneu estourado tem a capacidade de estragar um passeio agradável em uma situação de puro pavor. Os pneus são os únicos pontos de contato do carro com o asfalto, e quando algo dá errado com eles, os riscos são imensos.

Esse problema não é apenas uma falha mecânica, mas também é uma ameaça à sua segurança e a de outros motoristas. Existem alguns sinais que podem aparecer antes dessa situação, e você precisa estar em alerta para saber como se prevenir.

Neste artigo, vamos comentar os principais motivos que levam um pneu furado a chegar ao ponto de estourar e mostrar algumas formas de prevenção. Vamos lá!

Por que o pneu estourado é um grande problema?

Como comentamos anteriormente, o pneu furado vai além de um problema mecânico. Se você está em uma estrada movimentada, viajando a 100 km/h e, de repente, seu pneu se rompe completamente, os riscos de acidentes são imensos. 

Um pneu estourado em alta velocidade causa perda de controle do veículo, gerando uma instabilidade que fica difícil controlar o carro. Consequentemente, ele irá derrapar, capotar ou colidir com outros veículos. O motorista e os passageiros ficam completamente vulneráveis nesse momento. 

As causas mais comuns de pneu estourado

Existem diversos fatores que contribuem para um pneu estourado. Alguns são naturais, outros resultam de negligência. Veja a lista de causas mais comuns:

1. Permeação de ar

Esse é um dos fatores naturais que geram a perda de pressão dos pneus. A permeação é quando o ar dentro do pneu passa lentamente pela borracha e reduz a pressão ao longo do tempo. 

Em média, os pneus perdem de 1 a 3 libras de pressão por mês. Se existe uma perda muito constante, saiba que você deve ficar em alerta, pois a baixa pressão aumenta o risco de danos ou estouro do pneu.

2. Desgaste e idade do pneu

Pneus não duram para sempre. Com o tempo, a borracha perde suas características originais, tornando-se mais frágil e propensa a problemas. Um pneu estourado muitas vezes é resultado de anos de uso sem a devida manutenção.

Alguns especialistas da área recomendam a troca dos pneus a cada cinco ou seis anos, independente se possuem desgaste aparente. 

3. Oscilações de temperatura

A temperatura também pode influenciar no risco de um pneu estourar. Durante os dias mais frios, o ar dentro dos pneus encolhe, e causa a perda de pressão. Em climas mais quentes, o ar se expande, e aumenta a pressão interna. 

Essa variação de temperatura compromete a integridade dos pneus, especialmente se eles estiverem desgastados ou com falhas.

4. Corrosão da roda

As rodas corroídas ou com válvulas de ar deterioradas podem ser uma das causas de vazamento e, consequentemente, de estouro do pneu. Com o passar do tempo, a ferrugem e a umidade no ar também contribuem para o desgaste da câmara de ar e da borracha do pneu.

5. Impactos com obstáculos na estrada

Buracos, lombadas, tachões, pedras e pregos são inimigos dos pneus. Quando um pneu em baixa pressão colide com um obstáculo, o impacto força a borracha contra o ar, o que pode causar rasgos ou estouros. 

🚗 Veja — Você sabe como trocar um pneu da maneira correta?

Como prevenir problemas com pneus

A prevenção é a melhor estratégia para evitar problemas com pneus. Algumas ações simples fazem toda a diferença:

  • Verifique a pressão dos pneus mensalmente;
  • Evite buracos;
  • Passe devagar por lombadas;
  • Substitua os pneus no momento certo.

Seguindo tudo isso, você evita possíveis acidentes, o desgaste prematuro do veículo, economiza mais combustível e mantém a estabilidade na direção.

🚗 Leia também — Balanceamento e alinhamento – Quais as diferenças e quando fazer?

Cuidar dos pneus é uma necessidade. Conforme vimos, um pneu estourado transforma qualquer viagem em caos. Por isso, você deve se manter atento, fazer inspeções e não economizar quando o assunto for segurança.

Então, gostou deste conteúdo? Se sim, aproveite para conhecer mais sobre a RB Motors, somos uma revendedora com laudo que sempre observa a qualidade dos pneus.

Até a próxima!