Você já entrou em um carro estacionado no sol e sentiu aquele calor sufocante? Muita gente culpa o teto solar pela temperatura alta dentro do veículo. Mas será que isso faz sentido nos carros atuais? A verdade é que a tecnologia de teto solar evoluiu muito nos últimos anos, a qual possui soluções que mantém o ambiente interno mais agradável.
E é por isso que avisamos desde já: o teto solar não é o vilão da história quando o assunto é calor dentro do carro!
Se você quer saber como se preparar para deixar o seu veículo mais fresco no verão, acompanhe a leitura deste conteúdo.
O que você precisa saber sobre teto solar
O teto solar já mudou bastante desde seu lançamento. Antigamente, era praticamente um pedaço de vidro simples que deixava o interior do carro muito quente. Hoje, os fabricantes investem pesado em tecnologias que transformam completamente a experiência, como filtros anti-UV e revestimentos internos.
Isso significa que os tetos solares são fabricados com materiais que refletem parte da radiação solar, o que impede que o calor entre totalmente no carro.
Alguns veículos possuem tetos solares com camada de proteção térmica, que absorvem mais as ondas de calor. Além disso, alguns modelos contam com telas ou cortinas deslizantes para filtrar a luz do sol sem bloquear totalmente a visão externa.
Outro ponto importante é que o teto solar pode melhorar a ventilação do carro. Em dias quentes, você pode abrir o teto solar para melhorar a circulação do ar e aliviar a sensação de calor antes de ligar o ar-condicionado.
🚗 Pode ser útil — 5 carros com manutenção barata para você
Como manter seu carro fresco durante o verão
Mesmo com todos os benefícios do teto solar, existem alguns truques que fazem a diferença na hora de manter seu carro fresco no verão. Veja:
Estacione na sombra
Quando o carro fica exposto ao sol por muito tempo, a temperatura interna sobe rapidamente. Sempre que possível, escolha um local com sombra para estacionar. É uma ótima maneira de manter a temperatura interna mais baixa.
Caso não encontre uma sombra, use os protetores solares no parabrisa e nas janelas laterais. Assim, evita que o painel, volante e os bancos estejam quentes ao abrir o veículo.
Deixe as janelas abertas antes de ligar o ar-condicionado
Ao entrar em um carro quente, abra as janelas por cerca de três minutos antes de ligar o ar-condicionado. Assim, o ar quente acumulado vai embora rapidamente e o ar-condicionado, ao ser ligado, consegue resfriar o interior mais rapidamente.
Ao fazer isso, você também consome menos energia do próprio ar-condicionado, já que o aparelho não terá que lidar com um ambiente extremamente quente.
Limpe os dutos de escoamento do teto solar
A manutenção do teto solar também é fundamental. Veja se os dutos de escoamento de água estão limpos e desobstruídos. Em caso de dutos entupidos, saiba que isso causa infiltrações e umidade.
Cuide do defletor de ar
O defletor de ar do teto solar ajuda a diminuir a entrada de calor. Por isso, lembre-se de mantê-lo em boas condições, principalmente para evitar rachaduras ou sujeira.
🚗 Leia também — Entenda a elétrica do carro e como reconhecer os problemas mais comuns
Então, viu como o teto solar não é mais responsável por deixar seu carro quente? Pelo contrário, graças aos avanços tecnológicos, ele limita o calor interno e ainda contribui para um ambiente confortável.
Ao estacionar em locais de sombra, usar protetores e liberar o ar quente antes de ligar o ar-condicionado, o teto solar é um item agradável nos dias de verão.
Faz sentido? Se sim, aproveite para conferir mais dicas no blog da RB Motors e seguir nossa página no Instagram. Temos ótimos conteúdos esperando por você!