Atenção para mudanças no diesel combustível!

Você já sabe sobre as mudanças no diesel combustível? Se você tem uma picape ou um SUV, saiba que temos uma notícia importante. Em 2025, a previsão é de que aumente a porcentagem de biodiesel na mistura, passando de 14% (B14) para 15% (B15). Isso estava previsto para acontecer em março deste ano, mas o governo adiou a decisão. 

O motivo? É sobre isso que iremos comentar neste conteúdo. Vamos entender o que está acontecendo com o diesel combustível, quais são os impactos para o seu veículo e qual a melhor forma para se preparar para essas mudanças. Acompanhe a leitura com a gente!

O que muda no diesel combustível em 2025?

O diesel combustível que abastecemos hoje já contém uma mistura de biodiesel. Atualmente, essa proporção está em 14% (conhecido como B14), ou seja, para cada 100 litros de combustível, 14 são de biodiesel e 86 de diesel comum. A mudança para 15% (B15) estava programada para março de 2025, mas foi adiada.

Essa mudança faz parte de um plano do Brasil para aumentar o uso de combustíveis renováveis. Até 2030, a meta é chegar ao B20, o que tornará a matriz energética mais limpa e reduzirá a dependência de combustíveis fósseis.

Para os donos de picape a diesel, essa mudança é algo positivo, pois é emitido menos poluentes. Porém, percentuais mais altos de biodiesel também geram alguns desafios como:

  • Possível aumento no preço dos combustíveis: a maior demanda por biodiesel pode influenciar custo final do diesel combustível;
  • Formação de borra nos tanques: os percentuais mais altos de biodiesel geram acúmulo de impurezas no fundo do tanque, o que prejudica o funcionamento do motor. Para picapes e SUVs, que têm tanques maiores e ficam mais tempo com o mesmo combustível, esse risco aumenta bastante;
  • Manutenção mais frequente: talvez seja necessário trocar os filtros de combustível mais vezes para evitar entupimentos.

🚗 Pode ser útil — Seguro SPVAT – Saiba mais sobre o novo seguro obrigatório

Como proteger sua picape diesel dessa mudança no futuro?

Neste momento não haverá essa alteração no diesel, mas em breve acontecerá. Então, para se antecipar aos possíveis problemas causados pela alteração no percentual do diesel combustível, você pode fazer o seguinte:

  1. Trocar o filtro de combustível com mais frequência — não espere atingir a quilometragem máxima recomendada;
  2. Manter o tanque sempre acima de 1/4, evitando concentração de impurezas;
  3. Abastecer em postos de confiança com alto giro de combustível;
  4. Usar aditivos para diesel que ajudem a dispersar água;
  5. Fazer uma limpeza preventiva do sistema de combustível a cada 20 mil km.

O lado positivo das mudanças no diesel combustível

Mesmo com os desafios que vimos, o aumento do biodiesel também traz algumas vantagens. 

Por exemplo, o diesel com maior percentual de biodiesel conta com mais lubricidade, sendo fundamental para diminuir o desgaste de certos componentes do motor. Além disso, o carro a diesel terá uma queima mais limpa, com menos emissão de partículas.

Para picape de uso intenso no campo, o biocombustível também é uma forma de valorizar a produção agrícola nacional, já que a maior parte do biodiesel vem da soja.

🚗 Leia também — CNH para carro automático em 2025? Entenda essa novidade!

A mudança no percentual de biodiesel no diesel é algo que está a caminho, mesmo com o adiantamento do B15. Se você tem um carro a diesel, principalmente picapes e SUVs, é importante ficar atento às mudanças no combustível e ter alguns cuidados com a manutenção.

E caso você tenha alguma dúvida sobre este assunto, fique à vontade para entrar em contato com a gente. A equipe da RB Motors está pronta para te ajudar. Até mais!